Perspectiva Quadrilátera

COMO DESENHAR UM AMBIENTE NA PERSPECTIVA PARALELA

Quando desenhamos em perspectiva, devemos construir primeiramente uma caixa, dentro da qual, trabalhamos em um espaço tridimensional plano.

Conforme já foi explicado anteriormente, o campo visual vertical é sempre um quadrado de 3x3 metros. Observe a figura nº17. A distância do ponto de vista à linha de distância é de 15cm (na escala 1:20, 15cm =3m). A mesma medida é encontrada entre o ponto de fuga e o ponto de profundidade.

O ponto de profundidade se encontra à direita e à esquerda do ponto de fuga, porque nossa visão desfocalizada é composta de 2 quadrados, dando-nos uma visão de 180º.

Na construção da caixa nunca devemos ultrapassar os pontos de profundidade e desenhar sempre no espaço existente entre a linha de apoio e a linha de distância.

Se quisermos um desenho maior ou menor, usaremos a escala apropriada para esse fim.

A quadrícula é opcional. Ela facilita o trabalho para o desenhista, mas não é absolutamente necessária, pois, só o ponto de profundidade é suficiente para encontrar os objetos em distâncias finitas.

Veja a figura nº 14 mostrando como operamos os diversos processos, usando os pontos e linhas dentro de um espaço na perspectiva paralela.

 
Anterior   Próxima

Volta à home page

© Yvonne Tessuto Tavares - Todos os direitos reservados